terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

10.500km mais feliz

4 países em 21 dias. Dezenas de cidades, centenas de pessoas, 10.500km no lombo de uma moto. Deserto, praia, frio, calor, fome, cerveja, comida boa, pequenos sustos, boas surpresas, cansaço, saudade de casa, corpo moído e um sorriso enorme na cara. 

Um dia postei na comunidade Lhamas (nosso grupo de motociclistas) "Atacama 2011, quem vai?"

O silêncio se seguiu. Imaginei aquela bola de feno passando no deserto com o barulho do vento. Pensei comigo: já viajei bastante sozinho mas não tenho experiência para tanto e a vida me mostrou que certas viagens não se faz solo. 

Na sequencia muitas perguntas sobre roteiro, alguns amigos simplesmente escreviam "nem fodendo...", "num vai dá...", "tô sem grana...", etc. Nenhum admitiu que simplesmente a mulher não deixava, a mãe não deixava, a consciência não deixava mas todos invariavelmente (em pensamento pelo menos) já estavam lá, no meio do deserto. Motoqueiro é assim.

Eu já tava decidido a não ir sozinho, achei que o tópico ia virar piada. Eis que, de repente, o cara que não falta em um evento Lhama escreve: "ovô" - tradução do dialeto Lhama: Eu vou.

Aí pensei: fodeu. Pior, todo mundo se ligou que a trip ia sair mesmo porque se o Ed falou que vai é porque vai. E se eu falei que ia é porque ia.

Após muita conversa e especulação, muitos prováveis participantes, contas, pedidos pra família, orçamentos, noites sem dormir, provocações, frases de incentivo tipo "ah tá, duvido..." sobraram 2 motos.

Fodeu! Fomos. E graças a Deus voltamos! 

Este blog foi criado pra servir de roteiro básico pra quem sonha em rodar pelo Atacama e parte do Mercosul. Básico porque nada é muito programável numa viagem de moto. Básico também porque esta viagem foi feita sem nenhuma reserva. Motos e cronogramas fixos não combinam. O máximo que se pode ter é uma meta diária que pode ser interrompida por N motivos, desde uma chuva de pedra até a simples vontade de ficar horas parado olhando uma paisagem.

Abaixo seguem algumas fotos e links para mais destas fotos. 

A sequencia é um roteiro básico com uma breve explicação de cada trecho percorrido com dicas, quilometragens e mapas pra quem nunca foi mas tá com aquela coceira na palma da mão pra acelerar.

Pare de pensar e pegue a estrada. Vale cada km rodado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário