terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Trecho: Salta – AR – San Pedro de Atacama – CH - Ruta 52 AR/25CH – 600km

São 600km mas é bom acordar cedo, colocar calça segunda pele (sim, de manhã é friozinho mesmo no verão e na hora que chegar no deserto é gelado). A subida foda é já no início. As motos foram na boa (Efi e carb.).
A minha só cuspiu um tantico de óleo pelo filtro. Ambas não passaram de 110 lá em cima (80 a Efi), mesmo com o cabo enrolado. Conforme bate o vento elas desenvolvem mais ou menos pela entrada de ar. (coloque um K&N!). Num grupo de cariocas que subiu com a gente tinha uma R1 e uma Falcon. A Falcon engasopou lá em cima mas depois que pegou foi de boa. Vale a pena ir parando pra aclimatar. Aproveite as paradas pra mijar e tirar fotos pra isso. Depois das 4 da tarde a coisa complica. Se você para começa a fritar, se anda é gelado e o vento tem rajadas que fazem a moto pular de uma faixa pra outra como se fosse uma bicicleta na beira da pista quando passa caminhão. Adrena! Sensacional. Nariz seca, cutículas desaparecem em minutos e a boca racha. O último posto é logo antes da aduana, em Susques e é clandestino, ou seja, fica escondido na segunda entrada (Norte) da cidade. Os locais não comentam (acho que é pq falta gas pra eles tb) e a placa fica virada ao contrário. O posto que fica do lado do hotel/restaurante na estrada está fechado. Depois daí é só chegar até San Pedro, que também tem um único posto para a cidade toda. O deserto é foda (no bom sentido). Você vai querer parar a cada 5 minutos, sentar e ficar olhando praquilo porque a cada curva (ou retão sem fim) é uma surpresa. As montanhas, os caracoles, os salares, as lhamas. Não dá pra descrever, só indo. San Pedro é igualzinho a São Thomé das Letras. Cidade de maconheiro de noite e de famílias de turistas de dia. Uma infraestrutura de merda. Hotéis caros ou albergues toscos que ficam sem água depois das 6 da tarde. Chegamos sábado de noite, nos fodemos, tivemos que ficar em um destes, sem banho...
Os passeios de van pelo deserto são baratos e fantásticos. Se tiver uma BM vá de moto mesmo mas com as nossas tranqueiras, melhor de van. Comida boa e preço bom. Gente do mundo inteiro. Drogados mil, discos voadores, incenso. Servem lhama assada.
No segundo dia encontramos um hotel melhorzinho.

Hotel Tambillo (US 40 per head): http://www.hoteltambillo.cl/

Nenhum comentário:

Postar um comentário